Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

25 de maio de 2012

Audiência pública debate construção da Lei Griô no Rio Grande do Sul

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia realizou audiência pública, na tarde dessa sexta-feira (25), para debater estruturação da pedagogia Griô no Rio Grande do Sul, conforme o projeto de lei 1786/2011, de iniciativa popular, que tramita no Congresso Nacional para implantação da tradição oral. Coordenado pelo deputado Catarina Paladini (PSB), o encontro foi realizado no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto. No inicio do debate, mestres Griô realizaram uma apresentação com instrumentos e canto.
Uma proposta para estruturação da pedagogia Griô no RS foi entregue a Catarina, que deve protocolar projeto de lei na Casa. A pedido dos representantes Griôs e pela importância do assunto, o parlamentar também irá sugerir à Assembleia convite para a vinda da ministra da Cultura, Ana de Hollanda.
Manifestações
O secretário adjunto da Secretaria de Estado da Cultura, Jéferson Assumção, ressaltou a importância da criação de instrumentos de políticas culturais para o Estado e para o Brasil, como os Pontos de Cultura, Ação Griô, políticas de desenvolvimento, manifestações populares e de identidades. Jéferson salientou que o debate demorou a chegar no RS com a força que se desenvolveu em outros estados. Por fim, afirmou que a Secretária estará junto dos movimentos sociais e da Assembleia sobre a discussão da Lei Griô.
Jéferson Assumção ressaltou a importância da criação de instrumentos de políticas culturais para o Estado e para o Brasil Foto: Marcelo Bertani
Após a fala do secretário, foi apresentado um vídeo explicando como foi elaborada a Lei Griô, desde sua criação até a entrega no Congresso Nacional.
O coordenador Nacional da Ação Griô e mestre Griô, Márcio Caires, contextualizou a história de um menino humilde que estudou para se tornar juiz e que, após adquirir esse conhecimento de vida, passou a transmitir o que ouviu de seus pais e avós, contando o que chamou de “grande linha do tempo”. Para ele, isso é o Griô, transmitir experiências através da forma falada. Márcio relatou que os primeiros passos para a criação da lei iniciaram em 2005, tendo a participação de mais de 600 organizações até a entrega do projeto em Brasília.
Andila Kaingang, coordenadora do Ponto de Cultura e representante do Povo Kaingang, destacou a importância dessa lei para os povos indígenas, que, segundo ela, estão perdendo sua cultura, principalmente no que diz respeito à língua. A indígena disse ser fundamental o ensino diferenciado nas escolas Kaingangs para a preservação de sua cultura. Para Andila, “um povo sem história, é um povo sem futuro”.
Representando os Griôs do RS e Brasil, Mestre Paraquedas destacou a importância que representa o Griô no desenvolvimento das pessoas e parabenizou o debate que ocorreu na Assembleia, que, conforme salientou Paraquedas, contou com a presença de representantes de diversos estados do Brasil.
Mestra Doci, representante da Secretaria de Cultura da Paraíba, afirmou ser gratificante estar participando do debate no RS e agradeceu aos gaúchos. Segundo Doci, a Ação Griô é o calor das pessoas, caminhar, bater em porta e ir para todos os cantos em busca de pessoas que entendam o valor e o sentido dessa tradição.
Representantes de várias regiões do país estiveram presentes Foto: Marcelo Bertani
Sirlei Amaro, representante da Ação Griô de Pelotas, contextualizou a lei no Estado. Ela relatou que a Ação Griô lhe proporcionou a contar para as crianças histórias que viveu e ouviu no passado.
O educador pedagógico Wander de Paula, ao ressaltar a importância da pedagogia Griô, destacou a necessidade de se manter a história viva dentro de ambientes formais de educação.
Mestre Alcides, do Conselho Nacional dos Griôs e Mestres da Tradição Oral, traçou um diferencial entre a Lei dos Mestres e a Lei Griô, salientando, também, a importância desta última por estar diretamente ligada à educação formal.
Representando o Ministério da Cultura – Regional Sul, Carla Ribeiro manifestou sua solidariedade ao movimento pela lei no Rio Grande do Sul, destacando a necessidade de apoio de toda a classe política.
O presidente da Nação Hip-Hop Brasil, Mano Oxi, destacou que a aprovação da Lei Griô é o começo para se reverter o grande índice de extermínio de jovens no país, especialmente de pardos e negros, proporcionando o resgate de seus valores, através da conscientização ancestral.
Também manifestaram apoio à aprovação da Lei Griô no RS Maria Odete Santos, do Grupo UniRaças, de Esteio; Maria Eunice, presidente da Sociedade Floresta Aurora, de Porto Alegre; a pedagoga Pérola Sampaio, representando o senador Paulo Paim (PT/RS); o professor Pernambuco, do Movimento Quilombista Contemporâneo; e Antônio Matos, representando o Conselho Municipal de Cultura.
Durante a solenidade, ainda foi lida uma carta da representante do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social da UFRGS, Rita de Cássia Camisolão, lamentando por não poder estar presente ao encontro e manifestando total apoio à implementação da lei.
Texto: Cynara Baum e Renato Annes
Edição: Asscom Sedac