Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

31 de maio de 2012

Artista plástico assina troféu do Democracine

Produções vencedoras da primeira edição do Democracine – Festival Internacional de Cinema de Porto Alegre serão contempladas com o troféu criado pelo artista plástico Túlio Pinto, 37 anos. Dos 20 filmes inscritos na Mostra Competitiva do festival, dois serão vencedores e contemplados com o prêmio do júri oficial e do júri popular. O evento será de 13 a 17 de junho, na Sala P.F. Gastal, na Usina do Gasômetro, e no CineBancários (rua General Câmara, 424, Centro Histórico). A premiação será entregue na noite de encerramento do Democracine.

Nascido em Brasília (DF), mas radicado em Porto Alegre há dez anos, Túlio ganhou destaque nos noticiários locais com o trabalho Transposição, uma mistura de performance e intervenção com técnicas de escultura, vídeo e fotografia. A montagem de Transposição – em exibição na Galeria Augusto Meyer, da Casa de Cultura Mario Quintana – levou 20 dias. Durante o período, Túlio transportou cerca de 6 mil blocos de concreto desde a Praça da Alfândega até a galeria, em 20 carregamentos diários. Os blocos cobriram todo o piso do local da exposição.

Com Transposição, o objetivo de Túlio foi o de testar eventuais interferências no trabalho em razão de mudanças de ambiente, de envolvimento com pessoas. Para realizar a tarefa, Túlio passou a dormir em um casebre na Praça da Alfândega, com colchão, fogareiro e cobertor, junto à pilha de blocos de concreto, cada um deles pesando dois quilos e meio. Instalados junto às escavações e ações de revitalização do Projeto Monumenta na Praça da Alfândega, o casebre, a pilha de blocos e o próprio artista, vestido com macacão e capacete, eram facilmente confundidos com um canteiro de obras e respectivo trabalhador braçal. Encerrado o transporte dos blocos, a pequena construção que serviu de moradia para Túlio durante os 20 dias foi levada para o espaço da exposição, cujo material terminará sendo doado a uma ONG.

Promovido pela prefeitura e pelo Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP), em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, o Democracine tem o objetivo de difundir produções audiovisuais relacionadas com a democracia participativa e o aprofundamento da cidadania. A programação, formada por uma mostra competitiva de filmes de curta e média metragem e uma mostra paralela informativa, transformará a capital gaúcha em centro de discussão sobre o papel da imagem nas lutas democráticas no mundo contemporâneo.
Veja aqui a programação completa do Democracine
Visite www.democracine.com.br



/cinema /democracia_participativa
Texto de: Poti Silveira Campos
Edição de: Paulo Tomás Velho Cardone