Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

18 de abril de 2012

Odisseia de Literatura Fantástica em PoA





O que é Literatura Fantástica? De acordo com o escritor e co-fundador da editora Argonautas, Duda Falcão, o Fantástico na literatura compõe os gêneros Fantasia, Ficção Científica e Horror. Pensou imediatamente em Tolkien, Júlio Verne e Bram Stoker? E quanto aos escritores brasileiros?

É aí que entra a I Odisseia de Literatura Fantástica em Porto Alegre. Organizada por Duda Falcão e Cesar Alcázar, da Argonautas, e pelo escritor norte-americano residente em PoA Christopher Kastensmidt, a Odisseia planeja celebrar a produção nacional no gênero fantástico e "transformar Porto Alegre em um polo do Fantástico nas artes".

O evento vai ocorrer na noite do dia 27 e no decorrer do dia 28 de abril, no Memorial do Rio Grande do Sul, que apóia a realização em conjunto com o Instituto Estadual do Livro (IEL), entre outros. "Em torno de 80 escritores e 17 editoras vão participar da Odisseia", comenta Duda Falcão, "foi um crescimento considerável em relação às nossas primeiras estimativas de 10 escritores e de um público em volta de 40 pessoas". Na ocasião, além do lançamento de cerca de 30 livros, incluindo dois títulos da própria Argonautas e um espaço para publicações independentes, também serão realizadas palestras, sessões de autógrafos, vendas de camisetas e action figures baseadas em temáticas e literárias e até mesmo uma sessão de Role Playing Game para iniciantes (RPG for newbies).

A palestra que abre a Odisseia, às 19h do dia 27, uma sexta-feira, é intitulada Simões Lopes Neto e o fantástico em Lendas do Sul. Uma análise de um dos maiores clássicos gaúchos e suas ligações com a literatura fantástica parece uma homenagem bem-vinda aos 100 anos da publicação de Contos Gauchescos. No dia seguinte, atualizando um pouco os livros discutidos, ocorre a palestra Fantastchê! Escritores gaúchos de fantasia, cujo intuito é apresentar... Bem, acho que o título da palestra é bastante auto-explicativo, não?

Vale a pena conferir o blog do evento para conhecer a programação. A I Odisséia de Literatura Fantástica promete construir um espaço na capital riograndense para congregação e discussão entre os interessados em Literatura Fantástica.