Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

20 de abril de 2012

Habitação é prioridade da Região Cruzeiro


Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Assembléia do OP– Região Cruzeiro: moradores elegeram suas prioridades
Assembléia do OP– Região Cruzeiro: moradores elegeram suas prioridades
Abrindo a rodado de assembleias regionais do Orçamento Participativo 2012/2013, na noite desta quinta-feira, 19, foi realizada plenária na região Cruzeiro. O prefeito José Fortunati, secretários municipais e 338 pessoas da comunidade participaram do encontro na Escola Loureiro da Silva.
Contemplada com 43 demandas e previsão orçamentária de cerca de R$ 7,3 milhões no Plano de Investimentos de 2012, a Região Cruzeiro elegeu por aclamação os conselheiros para o período. As prioridades indicadas pela população foram Habitação, Assistência Social, Pavimentação, e Saúde respectivamente.
Entre as obras indicadas no PI do ano passado estão a duplicação da Avenida Tronco, um dos principais projetos de mobilidade urbana de Porto Alegre para a Copa do Mundo. A iniciativa, referendada pelo OP em 2011, vai mudar a vida de mais de mil famílias da capital. A via será uma rota alternativa, com mais de cinco quilômetros de extensão. “Temos que destacar a importância do diálogo com a comunidade para as obras da Copa. Nada está sendo feito de forma escondida”, afirmou o morador Daniel Martim
A Avenida Tronco está projetada há 40 anos no Plano Diretor da cidade. Para a construção, será necessário promover a remoção de 1.499 famílias, que terão a moradia transferida para até dois quilômetros da área em que vivem hoje. Cerca de 1,1 mil famílias serão acomodadas em apartamentos e sobrados construídos com recursos do programa Minha Casa, Minha vida. Dois projetos já estão em análise na Caixa Econômica Federal. Outras 350 famílias receberão bônus moradia de R$ 52 mil para compras de imóveis. Além disso, haverá reassentamento de 121 comerciantes.
Composta pelos bairros Medianeira e Santa Tereza, a Região Cruzeiro representa, para Fortunati, uma comunidade trabalhadora e parceira na busca de soluções. “Estas pessoas são exemplo de luta e de diálogo na conquista de melhorias para sua população”, destacou o prefeito.
Todas as assembleias do OP 2012-2013 têm transmissão ao vivo por meio da rede mundial de computadores, com serviço oferecido pela Procempa. Para acompanhar os debates que decidem o futuro da cidade, o internauta deve acessar mms://pwvideo1.procempa.com.br:8080/op.
No site do OP no portal da prefeitura, além do calendário de assembléias, é possível realizar pré-cadastramento para cada um dos encontros. Outra ferramenta disponível na página é a consulta para definir prioridades de investimentos da prefeitura em 2013. A consulta permite escolher quatro entre as 18 prioridades tradicionalmente elencadas pelo OP.

Conselheiros eleitos por aclamação:
1º Titular: Inaiá Regina Pedroso Farias
2º Titular: Gessi Bernadete T. Dornelles
1º Suplente: Ozi Escarcel
2º Suplente: Juarez Souza de Oliveira



/orcamentoparticipativo
Texto de: Paula Aguiar
Edição de: Pedro Fernando Garcia de Macedo