Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

19 de abril de 2012

Festipoa inicia no Dia do Livro Infantil


 


Hoje teve início a programação da 5ª FestiPoa Literária, a festa da literatura em Porto Alegre. A data é apropriada: 18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil, portanto toda a programação de hoje na Casa de Cultura Mário Quintana é voltada para os leitores que ainda estão se familiarizando com as palavras (ou que já estão familiarizados com elas e continuam sendo crianças - melhor não subestimar porque a literatura é um interesse que transcende a barreira da idade).

Mas por que o dia 18 de abril é Dia Nacional do Livro Infantil? Simples, é o aniversário de Monteiro Lobato, escritor brasileiro que (o blog da CLL esperançosamente supõe) construiu mundos fantásticos para todos que cresceram (e crescem) lendo suas histórias. Especialmente, é claro, as histórias do Sítio do Picapau Amarelo.

Jovens leitores aprendem sobre Lobato e o Sítio
Em comemoração ao escritor de Taubaté e às crianças leitoras, hoje ocorre na CCMQ a Festinha Cidade Poema, com diversas atividades voltadas para o público infantil. Turmas de diversas escolas porto-alegrenses foram escutar histórias e aprender sobre Monteiro Lobato na Biblioteca Lucília Minssen ou brincar um pouco com as palavras "colecionadas" na oficina Poetar, com o vencedor do Livro do Ano no Açorianos de Literatura 2011, o escritor Celso Sisto.

Celso Sisto na oficina Poetar

Confira a programação completa da FestiPoa Literária de 2012, cujo escritor homenageado é Ivo Bender, no site do evento.