Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

18 de abril de 2012

Cruzeiro abre assembleias regionais do OP

Nesta quinta-feira, 19, a região Cruzeiro abre a rodada de assembleias regionais do ciclo do Orçamento Participativo 2012/2013. O encontro representa um breve intervalo na sequência de assembleias temáticas iniciada na última segunda-feira, 16, e que será retomada na próxima segunda-feira, 23. As regionais terão continuidade a partir da quinta-feira da próxima semana, 26, com a Região Centro. A assembleia da Cruzeiro será realizada na Escola Loureiro da Silva, na rua Capivari, 1999, a partir das 19h. O calendário completo do OP pode ser conferido aqui.

No Plano de Investimentos de 2012, a Região Cruzeiro está contemplada com 43 demandas, com previsão orçamentária de cerca de R$ 7,3 milhões. Entre as obras, a duplicação da Avenida Tronco é um dos principais projetos de mobilidade urbana de Porto Alegre para a Copa do Mundo. A iniciativa, referendada pelo OP em 2011, vai mudar a vida de mais de mil famílias da capital. Trata-se de uma rota alternativa, com mais de cinco quilômetros de extensão, que ligará o Centro e a Região Sul de Porto Alegre.

A Avenida Tronco está projetada há 40 anos no Plano Diretor da cidade. Para a constrição, será necessário promover a remoção de 1.499 famílias, que terão a moradia transferida para até dois quilômetros da área em que vivem hoje. Cerca de 1,1 mil famílias serão acomodadas em apartamentos e sobrados construídos com recursos do programa Minha Casa, Minha vida. Dois projetos já estão em análise na Caixa Econômica Federal. Outras 350 famílias receberão bônus moradia de R$ 52 mil para compras de imóveis. Além disso, haverá reassentamento de 121 comerciantes.

Composta pelos bairros Medianeira e Santa Tereza, a Região Cruzeiro reuniu 429 pessoas na assembleia do ciclo do OP de 2011/2012. Seguindo tendência registrada nos últimos anos, a previsão é de que o comparecimento de público seja ainda maior no encontro desta quinta-feira. Dados completos sobre a participação da região no OP podem ser conferidos no site do Observatório da Cidade de Porto Alegre (ObservaPOA), na ferramenta “Porto Alegre em Análise”. Escolha no menu, a opção “Análises Comparativas” ou "Regiões e seus Indicadores", selecione o tema “Democracia Participativa” e escolha o indicador “Participantes das Assembleias do Orçamento Participativo”.

Todas as assembleias do OP 2012-2013 têm transmissão ao vivo por meio da rede mundial de computadores, com serviço oferecido pela Procempa. Para acompanhar os debates que decidem o futuro da cidade, o internauta deve acessar mms://pwvideo1.procempa.com.br:8080/op.

No site do OP no portal da prefeitura, além do calendário de assembléias, é possível realizar pré-cadastramento para cada um dos encontros. Outra ferramenta disponível na página é a consulta para definir prioridades de investimentos da prefeitura em 2013. A consulta permite escolher quatro entre as 18 prioridades tradicionalmente elencadas pelo OP.



/governanca
Texto de: Poti Silveira Campos
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira