Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

26 de abril de 2012

CMC quer anular criação do Conselho do Livro e da Leitura

O presidente do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre (CMC), Paulo Roberto Guimarães, ao fazer uso da Tribuna Popular, durante sessão da Câmara Municipal, na tarde desta quinta-feira (26/4), propôs aos vereadores a redação de novo projeto que substitua a criação do Conselho Municipal do Livro e da Leitura aprovado pelo Legislativo da capital em 2011.
Segundo ele, o novo conselho deveria ter sido oficialmente votado em plenária do Grupo de Trabalho do Orçamento Participativo o que não aconteceu. Na sua opinião, um conselho com atribuições já desempenhadas pelo CMC enfraqueceria o trabalho deste último. "Haveria também, uma série de dificuldades para garantir dotação orçamentária e infraestrutura para todos", afirmou.
Para Guimarães o que deveria ter acontecido era o fortalecimento do CMC composto pela sociedade civil e do governo com a participação de 66 representantes de entidades de todos os segmentos culturais da Capital. Em vista disso a criação de um novo órgão deveria passar pela plenária do CMC, argumentou, revelando que a proposta não passou pela discussão do conselho nem foi amplamente divulgado.
Guimarães destacou que não adianta criar um conselho para cada segmento: "pois nem o que abrange todos funciona de maneira satisfatória". Concluiu que deve se criar, por exemplo, colegiados setoriais como sugere o Ministério da Cultura.
Flávio Damiani (reg. prof. 6180)

Leia também:
Cece tenta resolver polêmica sobre novo conselho