Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

24 de abril de 2012

Cece tenta resolver polêmica sobre novo conselho

 
Foto: Leonardo Contursi
Conselho de Cultura disse ser contra criação de Conselho do Livro

Comissões

A Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre comprometeu-se, em reunião realizada na manhã desta terça-feira (24/4), a buscar solução para a polêmica envolvendo a futura criação do Conselho Municipal do Livro e da Leitura. O Conselho Municipal de Cultura (CMC) opõe-se à instituição de um novo conselho por acreditar que há sobreposições de competências, entre outros argumentos.

O presidente do CMC, Paulo Roberto Guimarães, garantiu que a entidade apoia o Plano Municipal do Livro e da Leitura, aprovado pela Câmara em 2011, mas reafirmou a oposição ao Conselho do Livro e da Leitura. Guimarães afirmou que o CMC participou de todas as reuniões do Grupo de Trabalho sobre o Plano, mas, em nenhuma delas, foi divulgada a criação de outro conselho.

Segundo ele, o novo conselho deveria ter sido oficialmente votado em plenária do GT. Na sua opinião, um conselho com atribuições já desempenhadas pelo CMC enfraqueceria o trabalho deste último. Haveria também, conforme Guimarães, dificuldades para garantir dotação orçamentária e infraestrutura para todos.

Proposta

Como solução para o impasse, o presidente do CMC propôs aos vereadores que seja redigido novo projeto criando um colegiado, câmara ou comissão do Livro e da Leitura, em substituição a um conselho municipal sobre o tema. A posição foi respaldada pela vice-presidente do CMC, Letícia de Cássia, e pelos conselheiros Antonio de Matos e Dario Pajolchek.

Para Letícia, a criação de um novo conselho seria um desrespeito ao CMC. Na opinião de Matos, o Conselho do Livro e da Leitura invadiria a competência do CMC. "Não aceitamos de jeito nenhum a criação de um novo conselho", frisou Pajolchek.

Maria Otília Susin, a assessora do Conselho Municipal de Educação, confirmou que o CME também não se pronunciou oficialmente sobre a criação do Conselho Municipal do Livro e da Leitura. Disse, porém, que considerou democrática a discussão sobre o Plano Municipal do Livro e da leitura no GT, do qual o CME participou ativamente.

Sandra Porto, assessora da Secretaria Municipal de Educação, disse que a SME está disposta a participar das iniciativas do Plano Municipal do Livro e da Leitura, independentemente se for ou não criado o novo conselho.

Encaminhamento

O presidente da Cece, vereador Professor Garcia (PMDB), pediu ao CMC que envie à Cece, por escrito, suas manifestações e a solicitação de projeto para alteração da lei do Plano Municipal do Livro e da Leitura. Garcia garantiu que a Cece discutirá esse documento com o prefeito José Fortunati e que depois serão chamadas "todas as instâncias" envolvidas para tentar construir uma solução.

Também participaram da reunião os vereadores Haroldo de Souza (PMDB) e Tarciso Flecha Negra (PSD).

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)