Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

17 de abril de 2012

Assembleia do OP 2012-2013 cresce 6% em participação

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
OP em Rede: nova tecnologia aprimora a democracia participativa
OP em Rede: nova tecnologia aprimora a democracia participativa
A primeira assembleia temática do Orçamento Participativo 2012-2013 aconteceu na noite de segunda-feira, 16 e registrou um credenciamento 6% superior ao ano passado. A plenária temática Educação, Esporte e Lazer teve 724 inscritos e elegeu por aclamação a chapa de consenso para compor o Conselho do OP (COP). Foram eleitos Enilson Gambarra da Silva, conhecido por Toco, e Carlos Boa Nova Neto, como 1º e 2º titulares, respectivamente. Para a suplência foram eleitos Andrei Cabreira e Mara Cassimi Andreata.
O secretário de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto apresentou um quadro da evolução das demandas ao longo da história do OP, além de destacar o andamento do Plano de Investimentos e Serviços 2011, que no ano passado trouxe o resgate das demandas do OP desde o seu início. Ele apresentou também o PI 2012 que tem gravados 565 demandas, com recursos de investimentos na ordem de R$106 milhões. “É importante salientarmos que desse grande número de demandas, em 250 não foram gravados valores, uma vez que pela complexidade dependem de elaboração de projetos”, destaca Busatto.
O secretário de governança apresentou também as novas tecnologias de aprimoramento da democracia participativa. O que está sendo denominado “OP em rede” apresenta inovações como enquete na página do OP, sobre temas para investimentos em 2013, convites para as plenárias do OP via SMS, OP nas mídias sociais como Facebook e Twitter, transmissão ao vivo das assembleias do OP, entre outros.
Nas intervenções dos participantes, totalizando 10,chamou atenção um jovem de apenas 13 anos. Inscrito com o nome de Kevin Henrick, ele pediu mais pistas de skate na cidade. “Como skatista, sinto falta de mais pistas em vez de somente campos de futebol”, disse.
O secretário da Juventude, Luizinho Martins, disse que além das duas grandes pistas de skate existentes na capital, uma no IAPI e outra no Parque Marinha do Brasil, outras quatro serão construídas. Uma das pistas será entre Belém Novo e Belém Velho, outra na Praça México, a terceira no Humaitá e a quarta também no Marinha do Brasil na modalidade street.
Luizinho ressalta duas importantes parcerias para a construção das pistas. “A participação da Federação Gaúcha de Skate é fundamental na elaboração do projeto dessas pistas. Além disso, destaco a parceria da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação que, assim como outras secretarias municipais, são atuantes nos projetos para a juventude que sobrevive da transversalidade desse governo”, destaca.
PrioridadesA temática tem a subdivisão de prioridades. No tema Educação foram eleitas educação infantil (1º), educação de jovens e adultos ( 2º), Educação Especial (3º) e Ensino Fundamental (4º). No tema Esporte e Lazer foram eleitos Esporte e Lazer (1º), Reforma e Ampliação dos Centros Comunitários (2º), Equipamentos de Lazer e Recreação (3º) e Equipamentos Esportivos (4º).
Hoje, 17, ocorre a temática Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana. As assembleias temáticas serão todas realizadas no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, sempre às 19h.


/orcamentoparticipativo
Texto de: Indaiá Dillenburg
Edição de: Pedro Fernando Garcia de Macedo