Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

26 de abril de 2012

Apoio ao Arranjo Produtivo Local (APL) do Audiovisual no RS

 

Prezados,

Estamos recebendo muitas consultas sobre o que é e como funciona o APL. Como o prazo do Edital é curto e a iniciativa é pioneira, não houve tempo de repassar informações detalhadas.
Para esclarecer as dúvidas sobre o APL do setor audiovisual, destacamos alguns pontos importantes:

1.
 - O que é um Arranjo Produtivo Local (APL)?Também conhecido como cluster, corresponde a aglomerações de empresas e instituições localizadas em um mesmo território que apresentem especialização produtiva e que mantenham vínculos de interação, cooperação, comércio, tecnologias e aprendizagem entre si e com outras instituições locais, tais como: esferas de governo, associações, universidades, centros tecnológicos, sindicatos, instituições de crédito, ensino e pesquisa, geradores de externalidades econômicas positivas, eficiência coletiva e de um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico e social. relativamente comum em outros setores industriais, mas inédito no Brasil para o setor audiovisual. Vem sendo praticado na Europa, como é o caso do Cluster Audiovisual implantado no País Basco.

2- Porque apoiar o APL do audiovisual?
Caso nosso projeto seja selecionado no primeiro ano teremos um investimento de R$100.000,00 para estabelecer a governança do APL e realizar levantamentos da cadeia produtiva que permitirão elaborar um plano de desenvolvimento.
 Esta pesquisa ajuda a entender e qualificar a cadeia produtiva. Na etapa seguinte, começam os projetos pontuais para fortalecer o setor.

3. Como participar?
Preenchendo o anexo 4 a empresa manifesta interesse oficial em participar do Arranjo Produtivo Local e fará parte do grupo de empresas que compõe esse projeto. Os detalhes dessa participação serão definidos durante o processo de pesquisa que acontecerá no primeiro ano de funcionamento do APL. O Anexo 3 é para a manifestação de apoio à iniciativa e não impede a participação no futuro.

Segue em anexo o EDITAL do APL.

Para apoiar preencha o ANEXO 03.
Para participar preencha ANEXO 04.


Os documentos podem ser encaminhados para 
fundacine@fundacine.com.br ouaptcrs@gmail.com
Após o preenchimento, pedimos que informem através do tel: 51 3226-3311 (Fundacine)

É muito importante a manifestação de todos, ela conta ponto no processo seletivo.

Agradecemos a atenção e aguardamos retorno.

Atenciosamente
Bibiana Mandagará
APTC-ABD/RS

Em 17 de abril de 2012 11:55, APTC-ABD/RS RS <aptcrs@gmail.com> escreveu:
Ao CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Prezados,

 

A Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) é o braço operacional da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI). A AGDI realiza um trabalho ativo na prospecção de novas oportunidades econômicas para o Estado e coordena a recepção a empresários interessados em investir no Rio Grande do Sul. A aproximação entre o Estado e o empresariado também é uma das missões da agência. Para tanto foi lançado no mês de março deste ano o Edital (em anexo) para a viabilização dos Arranjos Produtivos Locais - APL no setor do RS.

 

O Programa de Fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais (CAPLs) responde às prioridades estratégicas do plano de governo estadual, notadamente as associadas ao desenvolvimento econômico, desenvolvimento regional, cadeias produtivas locais e regionais, crescimento, ampliação dos investimentos e da cooperação.O Programa de Fortalecimento das CAPL's é uma ação do Sistema de Desenvolvimento Econômico do RS, coordenado pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) com protagonismo dos demais agentes do Sistema e do conjunto do governo estadual.O Governo do Rio Grande do Sul pretende recuperar sua capacidade de incidir para o desenvolvimento econômico atuando a partir do Sistema de Desenvolvimento Econômico com programas públicos específicos, estruturados pela ação transversal de seus diversos órgãos e instrumentos.

No período de 2001 a 2010, foram realizados convênios com as Instituições responsáveis pela Coordenação dos APLs, envolvendo recursos da ordem de R$ 6.471.360,20 (seis milhões, quatrocentos e setenta e um mil, trezentos e sessenta reais e vinte centavos). Foram capacitadas 904(novecentos e quatro) empresas e 1740 (mil setecentos e quarenta) profissionais do ramo.

 

A Agência de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) publicou no Diário Oficial do Estado um edital com o objetivo de selecionar propostas de Arranjos Produtivos Locais (APLs) para serem enquadrados e acessarem os recursos destinados ao projeto de Fortalecimentos dos APLs. Atualmente, cinco APLs já fazem parte do programa e o edital pretende selecionar mais oito.

Em reunião realizada entre as entidades do setor sudiovisual, foi caracterizado a Fundação Cinema RS - FUNDACINE como a instituição que apresentará o Arranjo produtivo local no RS, será a gestora responsável pela mobilização e contratação de recursos tecnicos e humanos para a execução das atividades de coordenação, governança, elaboração de projetos cooperados necessários à organização do Arranjo produtivo Local do setor Audiovisual RS - APL/RS de acordo com os objetivos.

Sendo assim, ecaminhamos em anexo o ofício solicitando a todas as entidades representativas no Conselho Curador da FUNDACINE, bem como, instituições, empresas, produtoras, exibidoras, distribuidoras, fornecedores do setor ára participarem ou apoiarem o APL que esta sendo desenvolvido para o RS.

Anexamos também o edital da AGDI para que possam visualizarem, e os formulários:

 

Anexo 3 - Para as empresas/Instituições que irão apoiarem o APL;

 

Anexo 4 - Para empresas/instituições que irão participar do APL.

 

Após o preenchimento, pedimos que informem através do tel: 51 3226-3311 Fundacine ou APTC: ou pelos e-mails Fundacine@fundacine.org.br ou APTC, para os recolhimentos dos documentos.

 

Att.

 

APTC - ABD/RS

FUNDACINE

SIAV





--
-
Comunicação APTC-RS
Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul
Barão de Teffé, 252 - Menino Deus, Porto Alegre - RS