Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

21 de março de 2012

Universo circense toma conta do Teatro Renascença

 
Foto: Kiran/Divulgação PMPA
O Casamento do Grande Mágico Maycon Estallone estreia em 30 de março

O Casamento do Grande Mágico Maycon Estallone estreia em 30 de março

O Casamento do Grande Mágico Maycon Estallone, nova produção do Circo Girassol, estreia no dia 30 de março, às 21h, no Teatro Renascença. A montagem tem texto inédito do diretor e autor Dilmar Messias e ficará em cartaz até o dia 8 de abril, de sexta a sábado, às 21h, e domingo às 20h. Resultado do processo desenvolvido nos últimos dois anos, só foi possível graças ao Projeto Petrobras Cultural Manutenção de Grupos, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura em co-patrocínio com as Lojas Renner e apoio da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre.

Segundo Dilmar Messias, a nova montagem representa um marco importante na trajetória do Circo Girassol, pois reúne duas linguagens que nos últimos tempos o grupo tem trabalhado com muita dedicação: o teatro e o circo. "Tenho uma vida dedicada ao espetáculo teatral e nos últimos anos agreguei a linguagem circense dentro deste universo lírico e lúdico, que caracteriza meu trabalho teatral", avalia. "Neste espetáculo, estamos fazendo este casamento de linguagens", complementa.

Sobre a Peça

O Casamento do Grande Mágico Maycon Estallone conta a história da família Lichtenfeld, que há mais de 10 gerações tem se dedicado à manter seu pequeno Circo Frederico em funcionamento, itinerando pelas modestas colônias, vilas e picadas da serra gaúcha. Seu ancestrais vieram de Pressburg, hoje Bratislava, na Eslováquia, em busca de tranqüilidade e encontraram no sul do Brasil, o local ideal para continuar a tradição da família em sua atividade artística.

Autor de grandes sucessos do teatro gaúcho, como "Pão & Circo", "O Hipnotizador de Jacarés", "Misto Quente", "O Mundo da Lua", "Circo Eletrônico", entre outros, todos em cartaz e circulando pelo país, Dilmar Messias é dono de uma dramaturgia peculiar, em que o circo e o teatro popular têm sido os temas centrais. O novo trabalho representa um amadurecimento desta vocação.

Ele conta que a peça mostra personagens característicos de uma estrutura circense tradicional, embora o tratamento e o argumento fujam de uma história comum de circo. "Procuramos utilizar todos os elementos trabalhados na companhia: o teatro, o circo e a música", resume.

Na definição de Messias, "O Casamento do Grande Mágico Maycon Estallone" é um musical, no qual o teatro e o circo dividem o espaço, cênica e dramaturgicamente. "É um espetáculo no qual fundimos estas linguagens, conduzidas pelo elenco do Girassol, integrado, também, por profissionais convidados". "Foi um processo gratificante construído ao longo de sete meses", observa. A leitura dramática do texto ocorreu em janeiro de 2011, no Teatro de Arena, dentro do projeto Leituras Dramáticas.

Elenco

Com um elenco cuidadosamente selecionado, o diretor do Circo Girassol destaca as participações de Débora Rodrigues, Diego Steffani, Tuta Camargo, Hálida Maria, Mariana Velinho, Jeferson Rachewsky, Andrea Farias e o próprio diretor, com participação especial de Álvaro Rosacosta e Vinícius Petry.

A equipe técnica reúne profissionais de reconhecida trajetória. Ao descrever os elementos cênicos, Dilmar Messias refere o cenário criado por Felipe Helfer, cujo principal desafio foi proporcionar o clima circense, "esse universo expressivo, que é povoado de referências e imagens que já foram registradas pelos grandes artistas plásticos", comenta.

Os figurinos do premiado Daniel Lion seguem a mesma intenção, buscando no imaginário estas personagens características da história e da poética circense, reforçado pela iluminação de Fernando Ochôa. Também promete surpreender a trilha sonora composta e arranjada especialmente por Arthur de Faria e executada "ao vivo" pelo elenco. O músico utiliza desde a linguagem grandiloquente, operística, até a sonoridade mais simples da música regional brasileira.

"A música ocupou um papel importante na montagem", conta Dilmar. "Os atores passaram por aulas de preparação musical e vocal com Simone Rasslan; aulas de metais de pisto (trompete, trombone, bombardino, tuba) com Anjinho e aulas de metais de palheta (clarinete e sax) com Fábio Stone. "Uma das qualidades do Circo Girassol é a formação. Os artistas estão sempre se especializando, pesquisando, trocando informações, o que auxilia em muito o trabalho do diretor", diz.

Com mais de 40 anos de dedicação ao teatro e muitos prêmios conquistados, Dilmar Messias dirige, há 10 anos, o Circo Teatro Girassol, espaço destinado à pesquisa e à difusão das técnicas circenses e da linguagem cômica do palhaço,que mantém no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre. Em novembro de 2011, recebeu o Prêmio Joaquim José Felizardo, concedido pela Prefeitura de Porto Alegre, em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento das artes.
Ficha Técnica:

Elenco: Tuta Camargo - Hálida Maria - Débora Rodrigues - Dilmar Messias - Diego Steffani - Álvaro RosaCosta - Andréa Farias - Vinicius Petry - Mariana Vellinho - Jéferson Rachewski

Direção Musical, Música Original e Arranjos: Arthur de Faria

Preparação Musical: Simone Rasslan

Professores: Alex Prinz Anjinho (Tompete, Trombone, Tuba, Bombardino), Fabio Stone (Clarinete, Sax) Josemir Valverde (Violoncelo)

Figurino: Daniel Lion - executados por Naray Pereira

Cenário: Felipe Helfer

Iluminação: Fernando Ochôa

Adereços: Tânia de Castro Saraiva

Planejamento Gráfico: Frederico Messias

Ilustração: Fábio Zimbres

Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu

Fotos: Kiran

Administração: Joca Pereira e Darcílio Messias

Produção: Circo Teatro Girassol

Serviço:
O Quê: Estreia do musical "O Casamento do Grande Mágico Maycon Estallone", com o Circo Girassol. Direção de Dilmar Messias
Onde: Teatro Renascença (Erico Verissimo, 307), Porto Alegre – Fone (51) 32216611)
Quando: De 30 de março a 08 de abril, de sexta a sábado, às 21h, e domingo às 20h.
Quanto: R$ 20,00, com 50% de desconto para o Clube do Assinante ZH, idosos e estudantes
Classificação: Livre
Informações: (51) 33878595

Texto de: Livia Auler (estagiária da SMC, supervisão Fabiano Cardoso)
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.