Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

21 de março de 2012

Projeto apoiado pela prefeitura recebe reconhecimento da ONU

Plataforma colaborativa que tem mobilizado cidadãos da capital gaúcha, o projeto Porto Alegre.cc, desenvolvido pela Unisinos em parceria com prefeitura, é agora uma iniciativa reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Porto Alegre.cc tornou-se uma das 13 iniciativas apontadas como exemplo na campanha I’m a City Changer – em livre tradução, “Eu sou um transformador da cidade” –, do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). O programa dedica-se à promoção de cidades sustentáveis.

No último domingo, o Porto Alegre.cc ganhou destaque nos meios de comunicação ao levar um grupo de pessoas, incluindo o prefeito José Fortunati, para uma pequena praia da Vila Assunção, na Zona Sul. Ali, sob o calor, os voluntários se dedicaram a realizar uma verdadeira faxina na areia da praia, cuja sujeira havia sido divulgada por uma foto da estudante de jornalismo Renata Gomes, 24 anos, publicada no site do Porto Alegre.cc. A tonelada de lixo embarcada em caminhões de prefeitura incluiu até mesmo uma mala.

Mas a plataforma vai além. Impulsionada pela empresa Lung – que se propõe a “promover o engajamento físico, a cultura da cidadania e a ética do cuidado”, de acordo com um dos responsáveis, Daniel Bittencourt –, e implantada há cerca de um ano por meio de parceria entre prefeitura e Unisinos, o Porto Alegre.cc oferece espaço para que as pessoas discutam e apresentem propostas para a cidade.

Neste primeiro ano de trabalho, a plataforma conquistou 1,2 mil usuários, que cadastraram 1,3 mil causas – propostas, sugestões, críticas, denúncia de situações, como a foto de Renata, – e que recebeu ainda o apoio de 6,8 mil fãs no Facebook. Em breve, a inclusão de causas no Porto Alegre.cc deverá gerar automaticamente um protocolo na prefeitura – será possível acompanhar no próprio site as providências tomadas. “A isso, agora se soma o reconhecimento da ONU”, comemora o secretário de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto, que atuou diretamente para viabilizar a criação da plataforma.



/governanca
Texto de: Poti Campos
Edição de: Vanessa Oppelt Conte