Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

25 de março de 2012

Porto Alegre faz 240 anos só segunda-feira mas a festa já começou

Foto: Divulgação/PMPA
Show de Maria Rita abre Semana de Porto Alegre Show de Maria Rita abre Semana de Porto Alegre
Porto Alegre faz 240 anos segunda-feira, 26, mas a festa começou às 18h deste sábado, 24,  no Anfiteatro Pôr do Sol, com o show da Maria Rita “Viva Elis”. São momentos especiais para a cidade, os porto-alegrenses e quem a visita. A Capital dos gaúchos vive uma época de conquistas, modernidade e desenvolvimento, como o futuro sistema de transporte com Metrô e o Bus Rapid Transit, os preparativos para os grandes momentos da Copa 2014, uma nova orla para o Guaíba e a conclusão, neste ano, do Projeto Socioambiental (Pisa), que elevará o tratamento de esgotos na Capital gaúcha de 27% para 80% até 2014. As razões para comemorar são muitas.
“Viva Elis” marca o início de uma programação de sábado a sábado, até 31 de março.
 O show de Maria Rita também abre o 24 horas de Cultura em 21 bairros, com música, teatro, literatura, dança, exposições, palestras e cinema. Todas as apresentações são gratuitas, assim como todos os demais eventos programados para esta 53ª Semana de Porto Alegre, num total de 75 horas de cultura envolvendo 67 artistas.

 O programa completo da semana está no site http://poa240anos.com.br/ .

“Pensamos numa grande festa para valorizarmos esta cidade, onde todos nós somos sujeitos de sua transformação. Por isso, é uma homenagem a todos os porto-alegrenses”, afirma o  prefeito José Fortunati. Para ele, a cidade vive um momento único, com a execução de antigos projetos, como a revitalização da Orla do Guaíba e do Cais Mauá, a confirmação do Metrô e obras de infraestrutura que irão melhorar a qualidade de vida na Capital.
Fortunati destaca que as atividades foram pensadas de forma descentralizada para contemplar todas as regiões de Porto Alegre. “Entretenimento, cultura e esporte estarão distribuídos pela cidade, fazendo com que, nesses espaços públicos, a população viva com intensidade o aniversário da cidade”.

Cultura 24 horas - O 24 Horas de Cultura estará sábado e domingo  na Cidade Baixa, Centro Histórico, Menino Deus, bairro Farroupilha, Lomba do Pinheiro, Restinga, Jardim Leopoldina, Vila Farrapos/Humaitá, Partenon/Vila Batista Xavier, Glória, Cristal, Petrópolis, Santo Antônio, Bela Vista, Ilha da Pintada, Vila Cruzeiro, Bom Jesus, Belém Novo, Mário Quintana, Campo Novo e Passo D’Areia.
Apresentações de artistas locais estão no programa do final de semana: Tonho Croco, Júpiter Maçâ, Hermes Aquino, Jorge Mautner, Nelson Jacobina, Shana Muller, Delicatessen, Nei Van Soria, Acústicos e Valvulados, Fernando Noronha e Black Soul. No domingo, 25, às 10h, o pianista Arthur Moreira Lima apresenta-se no espelho d’água da Redenção.

Destacam-se ainda nas 24 Horas de Cultura o Caminho das Pedras na escadaria da rua 24 de Maio (entre a Duque de Caxias e André da Rocha, no Centro Histórico). Cerca de 20 músicos, cantores, dançarinos e poetas estarão integrados, neste local, sábado, 24. A exposição começa às 10h e os shows serão entre 15h e 19h. O Caminho das Pedras tem exposição de pedras, de joias feitas com pedras e de livros para venda ou troca. Foi sugerido pelo morador do local e geólogo Pércio Moraes Branco com o objetivo de evitar a degradação das escadarias revitalizadas. Era preciso ocupar o espaço para que não fosse invadido.

No Partenon, black music e reggae serão apresentados neste sábado, 24, às 17h, com a banda Alvo do Sistema, da nova escola do rap, e Vinícius Lummertz.

Mais de 400 bailarinos apresentam seis horas de coreografias, incluindo danças de salão, jazz, dança de rua, balé e folclore no Teatro Renascença domingo, 25, das 16h às 22h. Estarão em cena a diversidade e qualidade da produção local que promete presentear o público com todo fascínio e encanto da arte da dança.

Geocoreografia: Cidade não vista" apresenta mais de trinta atores de diversos grupos de teatro de Porto Alegre realizando um espetáculo de dança em escadarias públicas. Agora o desafio é dançar em duas escadarias distintas: a Capela de Santa Cruz (Travessa São João, nº 51), no Morro da Cruz, sábado, 24, às 18h30, e a Igreja Nossa Senhora das Dores (rua Riachuelo, 630), no Centro Histórico, domingo, 25, às 20h.


Porto Alegre do Futuro – No dia do aniversário, 26 de março, segunda-feira, pela primeira vez será apresentada uma projeção mapeada em terceira dimensão, com animações digitais de impacto visual e sonoro. Será no Largo Glênio Peres a partir de 18h, tendo a fachada do Mercado Público como tela, e será mostrada uma visão da Porto Alegre do Futuro. Neste final de tarde e noite haverá  show de humor do Guri de Uruguaiana e atrações musicais. A apresentação do futuro da cidade repete-se terça-feira e quarta-feira, 27 e 28, às 20h no mesmo local e com as apresentações de Eron Felipe e Celso Santana, F.A.B.Ã.O., André Damasceno e Catuípe .

Dentro do Mercado Público, na segunda-feira, 26, serão abertas duas exposições: "Especiais sim, diferentes não”, contando a história de animais que aguardam adoção, e “Retratos de Porto Alegre” com belas fotos da cidade, sob os olhares dos fotógrafos da prefeitura Cristine Rochol, Evandro Oliveira, Francielle Caetano, Guerreiro, Ivo Gonçalves, Luciano Lanes, Ricardo Giusti, Ricardo Stricher e Samuel Maciel.


Baile da Cidade – Para quarta-feira e quinta-feira, 28 e 29, estão programados o concerto da Orquestra Villa Lobos na escadaria da Igreja das Dores e um evento de música e grafitte na Usina do Gasômetro. Também quarta-feira, 28, às 20h, no Cais Mauá, será entregue a Medalha da Cidade, homenagem a personalidades que se destacam por sua importância para Porto Alegre.
No sábado, 31, encerrando a programação, haverá o tradicional Baile da Cidade, na Redenção, animado pela Banda da Cidade e artistas que cantam a Capital gaúcha (Nei Lisboa, Cigano, Lourdes Rodrigues, Kleiton e Kledir e Isabela Fogaça).
Esportes e corrida -  A Semana de Porto Alegre tem também programadas competições esportivas. No domingo, 25, às 9h30, na Usina do Gasômetro, tem a largada da 9ª Corrida de Aniversário da Cidade. A prova é realizada pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), com patrocínio da Unimed Porto Alegre e a coordenação técnica do Clube dos Corredores de Porto Alegre (Corpa).
A 9ª Corrida de Aniversário de Porto Alegre reunirá 2,2 mil corredores (2 mil adultos e 200 infantis) na orla do Guaíba. A largada da rústica infantil será às 9h, e a categoria adulto sairá às 9h30. A prova será disputada nas distâncias de 5 e 10 quilômetros, revezamento de duplas na categoria adulto e 2 quilômetros na categoria infantil. Às 9h, na prainha do Gasômetro, realiza-se a regata de remo da Semana de Porto Alegre.
A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Assessoria Esportiva, realiza a copa escolar Cidade de Porto Alegre. Com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer, o torneio de futebol acontece entre 26 e 30 de março, e contará com 16 equipes de 20 alunos entre 12 e 14 anos, representando as escolas municipais.



/poa240anos 
  Texto de: Paulo Tomás Velho Cardone
Edição de: Pedro Fernando Garcia de Macedo