Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

30 de março de 2012

Concurso deverá elaborar projeto para Parque da Cultura e Folclore Gaúcho

O plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre, na sessão ordinária desta quinta-feira (29/3), aprovou projeto do vereador Bernardino Vendruscolo (PSD) que institui, na cidade, concurso para a elaboração de projeto de estruturação do Parque Temático da Cultura e Folclore Gaúcho, localizado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho – também conhecido como Parque da Harmonia.
A proposta define como objetivos a que se destina o parque: a preservação e a divulgação da cultura e das tradições do povo gaúcho; a manutenção da originalidade dos usos e dos costumes de todas as etnias que povoaram o Estado do Rio Grande do Sul; e a constituição de espaço cultural, turístico e de lazer. Se aprovado, o projeto será executado por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP).
De acordo com Vendruscolo, o parque temático "terá tudo que possa representar nossos usos e costumes, dos diversos rincões que compõem o nosso Estado". Segundo o autor da proposta, deverá prevalecer a demonstração de como era e como é até hoje a vida do homem do campo e da colônia, aquele que desenvolve as atividades rurais na busca de sua sobrevivência junto à natureza. O Parque da Harmonia, explica Vendruscolo, foi "uma escolha natural que se deu ao longo dos tempos, por ser de fácil acesso e com área bastante para comportar estacionamento".
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)