Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

12 de março de 2012

Concerto marca início das obras da nova sede da Ospa

Um concerto ao ar livre no anoitecer deste domingo, 11, marcou simbolicamente o início da construção da nova sede da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), no Parque Maurício Sirostky Sobrinho (Harmonia). O espetáculo liderado pelo maestro Tiago Silva reuniu centenas de pessoas no parque e deu início à temporada 2012 de apresentações.

Acompanhado no concerto pela primeira-dama Regina Becker, o prefeito José Fortunati participou do ato de acionamento da máquina que será utilizada nas fundações do prédio, ao lado do governador Tarso Genro, do presidente da Ospa, Ivo Nesralla, e demais autoridades. "Além de viabilizar a construção de uma das melhores casas de espetáculo da atualidade em Porto Alegre, o projeto da sala sinfônica será instalado em espaço nobre de lazer e convivência, o que valoriza o parque, a orquestra e qualifica o acesso à cultura", exaltou Fortunati.

Emocionado ao abrir a programação, o presidente da Ospa, Ivo Nesralla, exaltou a importância da obra para a cidade e para a orquestra, que hoje ensaia provisoriamente em armazém no Cais Mauá. "Essa obra é muito aguardada pela comunidade cultural", disse Nesralla, que enalteceu a parceria da prefeitura na viabilização da obra, com a cedência da área e celeridade na avaliação dos projetos. A obra tem início previsto para esta semana, após emissão da licença de instalação pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

O projeto será viabilizado com recursos da União, do governo do Estado e de parcerias com a iniciativa privada, por meio da Fundação Cultural Pablo Komlós. A capacidade da Sala Sinfônica será de 1,5 mil lugares, com uma ocupação de 3.600m², em formato tipológico "Shoe Box", estudado e discutido entre maestros e músicos da Ospa e as equipes de projeto de Porto Alegre, São Paulo e Boston. A construção tem a proposta voltar a edificação para o parque e para o rio. De acordo com a Ospa, a implantação da edificação no terreno é fiel à topografia e à vegetação existente, integrando o equipamento ao meio ambiente.



Texto de: Carolina Seeger
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos