Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

27 de março de 2012

Atelier Livre oferece cursos extras de artes plásticas

As inscrições para os cursos extras do Atelier Livre da Secretaria Municipal da Cultura abrem nessa quinta-feira, 29, e podem ser efetuadas das 9h às 22h, no próprio local (avenida Érico Veríssimo, 307), até o dia 4 de abril. As aulas têm início no dia 9 de abril, e o investimento é de R$ 150,00 para o semestre (parcela única, paga em abril).

Serão oferecidos cursos de introdução ao desenho básico; pintura a óleo, acrílica e aerografia; história da arte através da formação dos museus e acervos; exercícios básicos de fotografia; edição de imagens; xilogravura e história da arte.

A diretora do Atelier Livre, Daisy Viola, afirma que para poder ampliar o universo dos cursos oferecidos e atender a uma parte da demanda foi necessário convidar outros artistas. “Neste semestre, realizaremos ainda experiências com artistas de fora da cidade e do estado no formato de palestras, cursos intensivos e residências artísticas, quando os artistas convidados usarão o espaço do Atelier para a sua produção individual, compartilhando, assim, seu processo criativo com os nossos frequentadores”, afirma Viola.

Além desses cursos, ainda há vagas em alguns cursos regulares. Confira no blog atelierlivre.wordpress.com e conheça na íntegra os cursos oferecidos.
Cursos Extras

1. História da Arte através da Formação dos Museus e Acervos
Uma visão da história da. arte através da história dos principais museus de arte e acervos, abordando museografia e arquitetura de museus.
Artista: Eleonora Fabre
Terça-feira – das 9h às 12h

2. Introdução ao Desenho Básico
O principal objetivo do curso é desenvolver noções básicas do desenho artístico; percepção sensorial e a criatividade. O desenho é um fundamental instrumento de comunicação, independentemente do suporte, onde para o aluno será possível exprimir em duas dimensões a tridimensionalidade do espaço, segundo um procedimento de tradução gráfica das imagens captadas da realidade. Os aspectos desta criatividade no desenho são elementos formativos indispensáveis para promover nos alunos a aquisição de uma sensibilidade estética.
Artista: Hô Monteiro
Quarta-feira – das 19h às 22h


3. Introdução ao Desenho Básico
O principal objetivo do curso é desenvolver noções básicas do desenho artístico; percepção sensorial e a criatividade. O desenho é um fundamental instrumento de comunicação, independentemente do suporte, onde para o aluno será possível exprimir em duas dimensões a tridimensionalidade do espaço, segundo um procedimento de tradução gráfica das imagens captadas da realidade. Os aspectos desta criatividade no desenho são elementos formativos indispensáveis para promover nos alunos a aquisição de uma sensibilidade estética
Artista: Hô Monteiro
Sexta-feira – das 14h às 17h


4. Exercícios básicos de Desenho e Pintura
Este projeto visa incorporar noções básicas sobre a prática e o aprendizado em desenho e pintura subsidiando a construção de uma prática autônoma. Através de aulas práticas e expositivas, serão trabalhadas noções básicas relativas à linha, textura, esboço, perspectiva, luz e sombra, textura, proporção, traço, profundidade, entendimento e uso da cor.
Seleção e ingresso: Entrevista e teste prático.
Material para o teste:
Folha A3 e lápis 6B
Artista:
Renato Garcia
Quarta-feira – das 9h às 12h


5. Exercícios Básicos de Fotografia
Introdução à fotografia, foco, abertura, velocidade, ISO, leitura do histograma e do fotômetro. Através de exercícios práticos nas dependências do Centro Municipal de Cultura e posterior análise das imagens, o aluno poderá utilizar e compreender as regulagens manuais da câmera fotográfica.
Material do aluno: câmera fotográfica com regulagem manual (preferencialmente reflex) e seus respectivos cabos(USB, vídeo).
Artista:
Silvia Giordani
Quarta-feira – das 9h às 12h


6. Edição de Imagens
Conceitos básicos de informática e imagem digital. Conhecimentos básicos de Photoshop: criação de arquivo em camadas; retoques, máscara; seleções; recorte; cópia; colagem; transformações e distorções; inserção de texto; cor.
Material do aluno: notebook com o software photoshop CS4 ou CS5, carregador, adaptador para tomadas , extensão, mouse.
Artista: Silvia Giordani
Sextas-feira – das 14h às 17h


7. Pintura ( tinta a óleo, tinta acrílica e aerografia)
Partindo sempre do interesse de cada aluno, esta oficina busca proporcionar maior domínio técnico, fluidez e clareza no processo criativo. Partindo da tinta a óleo e acrílica, serão explorados e contextualizados os “limites” da pintura, suas relações e aproximações com a colagem, com o desenho, com a fotografia e com a escultura.
Material do aluno: Papel paraná ou mdf ou ecatex ou tecido de algodão cru cobertos com tinta acrílica ou com gesso acrílico, ou ainda telas já prontas( não precisam de tinta acrílica ou gesso acrílico);
Tecidos ou estopa para limpar pincéis e potes para solvente/água;
Pinceis redondos nº 2 de marta ou marta tropical ou kolinsky ou semelhantes ( pincéis de pelo/cerdas finos e firmes), e outros pincéis de tamanhos opcionais, não muito macios também (evitar pelo de cavalo e pônei ou semelhantes);
Tinta a óleo, óleo de linhaça, terebentina;
Tinta acrílica e médium; Opcionais: espátulas, secantes, ecosolve, aguarrás, areia, batik, entre outros.
Artista: Deco Costa
Sexta-feira – das 14h às 17h

8. História da ArteAulas de apreciação de obras de arte. Serão utilizados textos para reflexão, filmes e debates. palestras
Artista: Cláudia Sperb
Terças-feiras – das 14h às 17h

9. Xilogravura
Curso voltado para iniciantes ou para quem já possui com experiências, ou domina a técnica. Serão apreciados outros artistas gráficos. Haverá possibilidade de desenvolver xilogravura colorida. Visitação de exposições de xilogravura.
Artista: Cláudia Sperb
Quintas-feiras - 14h às 17h


/artes_plasticas
Edição de: Vanessa Oppelt Conte