Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

22 de fevereiro de 2012

Sambodrómo terá estrutura permanente iniciada em 2012


Finalmenteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

NÓS DO CMCPOA FAZ MUITO TEMPO, QUE ESTAMOS PEDINDO ISSO.

FINALMENTE UM PREFEITO COM VISÃO.

GUIMARÃES

PRES. CMCPOA 

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Fortunati anuncia investimentos no Complexo Cultural do Porto Seco.
Fortunati anuncia investimentos no Complexo Cultural do Porto Seco.
Após a avaliação do Carnaval, realizada na tarde desta quarta-feira, 22, o prefeito José Fortunati determinou a retomada do projeto para construção permanente do Complexo Cultural do Porto Seco. "Tivemos, em 2012, o melhor Carnaval da história de Porto Alegre. Este é o momento de pensarmos na estrutura permanente que valorize a festa popular e garanta segurança e grandiosidade para o evento", afirmou o prefeito, anunciando o início das obras já para este ano.

O Complexo teve um projeto criado, em 2003, pelo arquiteto uruguaio Raul Macadar. A proposta, que já sofreu alterações a partir das indicações feitas pela representação dos carnavalescos, será retomada pela prefeiura e dividida em módulos para sua construção. A primeira delas será realizada com recursos municipais. A definição da ordem de execução será feita quando o projeto estiver concluído.

Paralelamente à tramitação para construção do primeiro módulo, Fortunati garantiu a continuidade das tratativas para firmar uma parceria público-privada (PPP), a fim de promover a sustentabilidade do projeto. "Estamos com o firme propósito de levar um projeto mais amplo para o Porto Seco. Isso será bom para a Zona Norte e para toda a cidade", enfatizou o prefeito.

A coordenação dos trabalhos será dos secretários municipais Edemar Tutikian, do Gabinete de Assuntos Especiais (GAE), e Sergius Gonzaga, da Cultura (SMC). A partir da determinação do prefeito, a equipe técnica fará análise e elaboração do cronograma da execução do projeto. Entre as próximas etapas está a elaboração dos estudos complementares (estrutural, hidráulico, elétrico e o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios - PPCI).

Histórico - Em 2003, o arquiteto uruguaio Raul Macadar, radicado em Porto Alegre, venceu licitação para o projeto global do Centro Cultural do Porto Seco, apresentando ideias para os barracões e arquibancadas. No mesmo ano, os barracões começaram a ser executados e foram totalmente finalizados em 2008.

Desde a concepção, o projeto sofreu diversas alterações, decorrentes da experiência que as escolas acumularam com os desfiles naquele local. Com a colaboração da Associação das Entidades Carnavalescas (Aecpars), as ideias fora somando-se à proposta original. Entre as mudanças estão a colocação de frisas e a necessidade maior número de camarotes.

Nos últimos anos, a prefeitura buscou recursos nacionais e internacionais, a fim de firmar parcerias público-privadas para concluir a obra. Aliado a isso, em 2011, uma equipe da Coordenação de Carnaval da SMC, acompanhada pelos representantes da Aecpars, Vitor Hugo Amaro e Ademir Moraes, esteve no Rio de Janeiro visitando o sambódromo da Marquês de Sapucaí, em busca de sugestões e da avaliação sobre prós e contras daquele complexo cultural.

Carnaval de 2012 – A prefeitura reforçou os investimentos na infraestrutura para realização dos desfiles deste ano. A resistência das arquibancadas foi aumentada de 400kg/m2 para 800kg/m2. Todas as formas de ingresso (ticket de arquibancada, pulseiras para convidados dos camarotes e credenciais de imprensa e convidados ou funcionários do evento) tiveram chips que permitem o monitoramento da capacidade de público em cada local via computador. A iluminação da pista também foi reforçada, fortalecendo a imagem e o brilho das alegorias e fantasias.

Para o conforto do público, foi criado o Centro de Hospitalidade, um grande camarote com cinco degraus (de modo a impedir que os espectadores da frente impedissem a visão dos demais). O bar central mudou: no lugar do antigo camarote-bar foi criado o Butekão (nos moldes do Terreirão carioca), onde grupos de pagode e samba se alternaram durante a noite inteira, junto à praça de alimentação.

Estrutura do Porto Seco

Área pública do Complexo Cultural (pista de eventos e pavilhões) = 200 mil m2

Pista de desfiles
Comprimento: 329 m
Largura total da pista: 16 m
Largura da área de desfile: 12 m


Texto de: Paula Aguiar
Edição de: Pedro Fernando Garcia de Macedo