Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

27 de fevereiro de 2012

Programação Santander Cultural


Isabelle Huppert, atriz eternamente Serge Toubiana
Isabelle Huppert, atriz eternamente Serge Toubiana
Em março, o amor permeia as histórias apresentadas na programação de cinema do Santander Cultural Porto Alegre. De 1º/3 a 5/4, mostras especiais, estreias e 8º Festival de Verão de Cinema Internacional estão em cartaz no Cine Santander. Mostra Damas de Copas, com E Elle criou a mulher, Victoire Terminus: mulheres do boxe e Isabelle Huppert, atriz eternamente, abrem o mês já com uma sessão comentada em 1º/3 com Patsy Cecato e Carlos Gerbase.
As estreias de março são: Sobre futebol e barreiras e Copa Vidigal. O primeiro é um documentário dirigido por quatro brasileiros e traz um novo olhar para o conflito entre israelenses e palestinos durante a Copa do Mundo de 2010. Já Copa Vidigal retrata um campeonato de futebol de favelas no morro do Vidigal, no Rio de Janeiro, com o objetivo de resgatar a paz através do esporte. A produção foi a vencedora do Cinefoot 2011, primeiro festival de cinema do Brasil e da América Latina exclusivamente dedicado à difusão e promoção de filmes sobre o futebol.
Duas Semanas e Meia de Amor destaca histórias do sentimento mais complicado e sublime dos seres humanos. Medianeiras – Buenos Aires na era do amor virtual, Uma canção de amor, O amor segundo B. Schianberg, Os nomes do amor e Triângulo amoroso traduzem a mostra.
MOSTRA DAMAS DE COPAS
1º a 07 mar – qui a qua
15h00 – E Elle criou a mulher David Teboul
17h00 – Victoire Terminus: mulheres do boxe Florent de La Tullaye, Renaud Barret
19h00 – Isabelle Huppert, atriz eternamente Serge Toubiana
1º mar – qui
19h00 – Isabelle Huppert, atriz eternamente Serge Toubiana
Sessão Comentada com Patsy Cecato e Carlos Gerbase
FESTIVAL DE VERÃO
8 a 16 mar
Três sessões diárias com horários e filmes em divulgação do Festival
Sessões Comentadas Especiais
ESTREIAS
17 a 22 mar
15h00 – Copa Vidigal Luciano Vidigal
17h00 – Sobre futebol e barreiras J.Menezes, L.Justiniano, A.Hartman, J.C.Assumpção
19h00 – Sobre futebol e barreiras J.Menezes, L.Justiniano, A.Hartman, J.C.Assumpção
17 mar – sab
19h00 – Sobre futebol e barreiras J.Menezes, L.Justiniano, A.Hartman, J.C.Assumpção
Sessão Comentada com Arturo Hartman e Lucas Justiniano
MOSTRA DUAS SEMANAS E MEIA DE AMOR
23 a 29 mar – sex a qui
15h00 – Medianeiras – Buenos Aires na era do amor virtual Gustavo Taretto
17h00 – Uma canção de amor Karin Albou
19h00 – O amor segundo B. Schianberg Beto Brant
24 mar – sab
19h00 – O amor segundo B. Schianberg Beto Brant
Sessão Comentada com Beto Brant
30 de mar a 05 de abril – sex a qui
15h00 – O amor segundo B. Schianberg Beto Brant
17h00 – Os nomes do amor Michel Leclarc
19h00 – Triângulo amoroso Tom Tykwer
MOSTRA ESPECIAL
Damas de Copas
E ELLE CRIOU A MULHER
Et Elle créa la femme
França, 2006, documentário, cor, 84 min
Nos últimos 60 anos, a revista Elle informou, seduziu e antecipou as tendências da moda para o mundo. Criada por Pierre Lazareff e sua mulher Hélène Gordon, a publicação revolucionou o conceito de revista feminina. Mais do que isso, Elle acompanhou as mudanças no universo feminino ocorridas em todo esse período. As relações entre as alterações na sociedade, o comportamento da mulher, e o nascimento e crescimento da revista são o foco deste documentário.
D: David Teboul DIS: Cinemateca da Embaixada da França no Brasil CI: Livre
VICTOIRE TERMINUS: MULHERES DO BOXE
Victoire terminus: Les boxeuses de Kinshasa
França, 2006, documentário, cor, 80 min
Em 2006, o Congo vive sua primeira eleição democrática. Martini, Jeannette, Hélène e Rosette são quatro mulheres que escolheram o boxe como forma de lutar na vida. Elas treinam diariamente sob a supervisão do treinador Judex no Estádio Tata Rafael, onde Muhammad Ali nocauteou George Foreman em uma das mais famosas lutas de boxe da história. À noite, milhares de pessoas do gueto chegam de trem e o local vira palco de embates políticos. Paralelamente, Judex batalha para organizar um torneio de boxe feminino com quase nenhum dinheiro. Um filme cheio de vida, energia e humor em um lugar onde a morte e a miséria rondam.
D: Florent de La Tullaye e Renaud Barret. DIS: Cinemateca da Embaiada da França no Brasil. CI: Livre. 52ª edição do Festival de Londres 2008: prêmio Grierson. Festival de Berlin 2008: Seleção Oficial
ISABELLE HUPPERT, ATRIZ ETERNAMENTE
Isabelle Huppert, une vie pour jouer
França, 2001, documentário, cor, 52 min
Serge Toubiana acompanhou Isabelle Huppert e seu dia a dia por um ano. As imagens apresentadas conduzem a história da artista: filmes que marcaram sua infância, os importantes momentos de sua carreira, intercalados com entrevistas da atriz, cenas de seus filmes, imagens de seu trabalho com Claude Chabrol em uma peça de teatro em Avignon e registros de seus passeios, perdida em uma multidão que não a reconhece. Uma visão privilegiada de uma notável atriz, uma mulher discreta, que, através deste retrato, revela uma parte de suas emoções, sua vocação e sua vida. No dia 1º de março, o filme terá uma sessão comentada, com a presença da atriz, diretora, dramaturga e roteirista, Patsy Cecato, e o diretor, roteirista e professor Carlos Gerbase.
D: Serge Toubiana. DIS: Cinemateca da Embaixada da França no Brasil. CI: Livre.
Sessão Comentada
1° mar – qui – 19h
Patsy Cecato atriz, diretora, dramaturga e roteirista. Como atriz, destacam-se a peça Se Meu Ponto G Falasse e o curta-metragem Isaura. Como dramaturga, os espetáculos Manual Prático da Mulher Moderna, Hotel Rosa-Flor e Mulheres Pessegueiro. Administra a Cômica – produtora cultural e escola de teatro.
Carlos Gerbase diretor cinematográfico, roteirista, escritor e professor universitário. Iniciou sua carreira no final dos anos 70. Entre suas obras, que incluem filmes e programas de TV, destacam-se os longas Inverno, Verdes Anos, Tolerância, Sal de Prata, 3 Efes e Menos que Nada, que vai estrear em julho deste ano. É autor dos romances Professores e Todos morrem no fim.
8º FESTIVAL DE VERÃO DE CINEMA INTERNACIONAL
O tradicional Festival de Verão de Cinema Internacional chega a sua oitava edição e marca presença na programação do Santander Cultural. Desde 2005 o evento exibe filmes inéditos, oferecendo ao público um recorte do momento cinematográfico mundial. Além da exibição de produções nacionais e estrangeiras, o festival oferece atividades gratuitas, que estimulam a reflexão, fortalecendo o envolvimento e a integração com a plateia, além de despertar o interesse do público local. O Cine Santander Cultural recebe a programação do evento de 08 a 16 de março, em três sessões diárias, além de sessões comentadas especiais.
ESTREIAS
COPA VIDIGAL
Brasi, 2010, digital, documentário, cor, 75 min
Um campeonato de futebol de favelas organizado pelo professor de futebol Cypa, no morro do Vidigal, no Rio de Janeiro, tem o objetivo de resgatar a paz através do esporte, numa área que estava traumatizada com uma recente guerra entre traficantes. Copa Vidigal foi o vencedor do Cinefoot 2011, primeiro festival de cinema do Brasil e da América Latina exclusivamente dedicado à difusão e promoção de filmes sobre o futebol.
D: Luciano Vidigal e Arthur Sherman. Cavi Borgesm Hélio Rodrigues e Luciano Vidigal. CI: Livre.
SOBRE FUTEBOL E BARREIRAS
Brasil, 2011, digital, documentário, cor, 110 min
Um olhar sobre o conflito Israel-Palestina, um dos nós centrais nas relações internacionais, tendo como pano de fundo a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, dirigido por quatro cineastas brasileiros. Entre os personagens, um judeu israelense que torce pela Alemanha, um árabe que foi um dos principais jogadores da história do futebol de Israel, um palestino que vive confinado num vilarejo e não pode ver o mar, mesmo estando a poucos quilômetros dele, e outro que escolhe sempre a seleção errada para torcer. Mesmo assim, não conseguem deixar de lado a política local e sua influência sobre aquelas sociedades. No dia 17 de março, os diretores Arturo Hartmann e Lucas Justiniano participam de sessão comentada.
D: José Menezes, Lucas Justiniano, Arturo Hartman, João Carlos Assumpção. CI: Livre. Mostra de São Paulo 2011: seleção.
Sessão Comentada
17 mar – sab – 19h
Arturo Hartmann desde 2005, escreve matérias especiais sobre Oriente Médio (Israel, Palestina e Líbano), para veículos como OperaMundi, Icarabe, Caros Amigos e Folha de S. Paulo.
Lucas Justiano roteirista dos programas de TV ShowIg (O2 Filmes) e NEPSA (supervisão de Cao Hamburger). Editor de O Rei do Carimã (de Tata Amaral) e Pandemonium (de Jorge Bodanzky ).
Mostra especial
DUAS SEMANAS E MEIA DE AMOR
MEDIANERAS – BUENOS AIRES NA ERA DO AMOR VIRTUAL
Medianeras
Argentina – Alemanha – Espanha, 2011, cor, 95 min
Exibição digital
O filme retrata a história de Martin, Mariana e seus desencontros. Eles vivem na mesma cidade, na mesma quadra, em apartamentos um de frente para o outro, mas nunca conseguem se encontrar. Só conseguem se relacionar via internet. Se conhecem online, mas na vida offline se cruzam sem saber da existência um do outro. Como se encontrar no mundo “real” em uma cidade de três milhões de habitantes? Construído de forma delicada e bem-humorada, o roteiro vai aos poucos abrindo as trilhas para os dois futuros apaixonados se conhecerem.
D: Gustavo Taretto…DIS: Imovision CI: Livre. Festival de Berlim 2011 Seleção Panorama
UMA CANÇÃO DE AMOR
Le chant dês mariées
França – Tunísia, 2008, cor, 100 min
Exibição digital
Na Tunísia em 1942, duas jovens de 16 anos são amigas desde a infância. Elas dividem a mesma casa em uma modesta vizinhança onde judeus e muçulmanos vivem em perfeita harmonia. Cada uma delas secretamente deseja ter a vida da outra: enquanto Nour lamenta não poder ir para a escola como sua amiga, Myriam tem inveja do noivado de Nour com seu primo, Khaled. A mensagem do filme é clara: em meio a tantos dogmas e tantas divisões sociais, falta quem, como Myriam e Nour, encare a religião, com seus cânticos e suas preces, como expressão de uma coletividade sem preconceitos.
D: Karin Albou DIS: Paris Filmes. CI: 14 anos
O AMOR SEGUNDO B. SCHIANBERG
Brasil, 2009, cor 80 min
Exibição digital
Um psicanalista e professor universitário tem como principal interesse refletir sobre o comportamento amoroso a partir de observações reais. O amor segundo Schianberg acompanha a construção de um relacionamento amoroso entre um ator e uma artista plástica, exclusivamente a partir da observação do interior do apartamento onde acontecem os encontros do casal. Argumento inspirado no personagem Benjamin Schianberg do livro “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios” de Marçal Aquino
D: Beto Brant. DIS: Drama Filmes CI: 14 anos. Festival do Rio 2009: melhor fotografia. Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria
Sessão Comentada
24 mar – sab – 19h
Beto Brant diretor de curtas e longas metragens, formado em cinema em 1987, inicialmente trabalhou como diretor de videoclipes. Dirigiu os longas-metragens Os Matadores (1995), Ação entre amigos (1998), O invasor (2002), Crime delicado (2005), Cão sem dono (2007), O amor segundo B. Schianberg (2009) e Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios (2011). É um dos sócios da Drama Filmes.
OS NOMES DO AMOR
Le nom des gens
França, 2010, cor, 98 min
Exibição digital
Bahia Benmahmoud é filha de uma ex-hippie e de um imigrante argelino. Militante aguerrida de várias causas, ela adota como tática seguir à risca do lema “Faça amor, não faça guerra” e dorme com os conservadores que encontra, para convertê-los pela sedução. Um dia, conhece Arthur, quieto e aparentemente careta. Um relacionamento tempestuoso está para começar.
D: Michel Leclerc R: Baya Kasmi, Michek Leclerc F: Vincent Mathias. MU: Jérôme Bensoussan, David Euverte. DA: Jean-Marc Tran Ta Ba. M: Nathalie Hubert. E: Jacques Gamblin, Sara Forestier, Zinedine Soualem, Carole Franck, Jacques Boudet, Michèlle Moretti, Julia Vaidis-Bogard. CI: 12 anos DIS: Vinny Filmes
TRIÂNGULO AMOROSO
Drei
Alemanha, 2010, cor, 119 min
Exibição digital
Diretor consagrado por “Corra, Lola, Corra” (1998), o alemão Tom Tykwer montou em Triângulo Amoroso, filme que concorreu no Festival de Veneza 2010, uma história de surpreendente complexidade e leveza, acompanhando o envolvimento entre um casal de meia idade e outro homem, por quem os dois, sucessivamente, se apaixonam. No entanto, Hanna fica grávida e surge a pergunta que mudará o relacionamento dos três: quem é o pai?
D: Tom Tyker. DIS: Lume Filmes. CI: 16 anos. Festival de Veneza 2010: seleção
Serviço:
Programação regular: R$ 6,00
Pessoas acima de 60 anos e estudantes: R$ 3,00
Funcionários e clientes do Santander têm entrada gratuita.
Garanta com antecedência seu ingresso para qualquer dia do mês.
Agendamento de grupos para programação regular ou horários especiais.
Confira a possibilidade de transporte gratuito.
Ligue 51 3287.5940 e agende!
Programação sujeita a alteração
85 lugares – Dolby Digital
Ar-condicionado
Acesso para portadores de necessidades especiais
Santander Cultural
Rua Sete de Setembro, 1028
Centro Histórico
Porto Alegre RS Brasil 90010-191
Telefone: 51 3287.5500
scultura@santander.com.br
www.santandercultural.com.br
Horários de funcionamento
ter a sex, das 10h00 às 19h00
sab, dom e feriados, das 11h00 às 19h00