Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

20 de fevereiro de 2012

Intermediário A: sete escolas disputam vaga no grupo de elite

Foto: Evandro Oliveira/PMPA
Praiana foi a segunda escola a entrar na avenida
Praiana foi a segunda escola a entrar na avenida
O terceiro dia de desfiles no Porto Seco reservou espaço para as escolas que querem ingressar no Grupo Especial em 2013. Sete entidades disputaram uma vaga na elite do Carnaval de Porto Alegre, contando com apoio de um grande público que aproveitou a entrada franca e o dia de passe livre nos ônibus para assistir à noite de desfile do Grupo Intermediário A.

Primeira escola a entrar na avenida, a Império do Sol prestou uma homenagem ao apresentador de TV Alexandre Motta. A entidade de São Leopoldo contou a história do homenageado desde sua infância, em São Vicente, passando pela mudança de carreira, em Cuiabá, até sua chegada em Porto Alegre. Em seguida, foi a vez da Praiana desfilar, trazendo um enredo sobre os sete pecados capitais, com destaque para o carro abre-alas, que fez um paralelo entre o pecado da ira e o paraíso bíblico. A Realeza contou a história do mel do Egito Antigo ao comércio contemporâneo de um dos alimentos mais populares do mundo.

A Unidos da Vila Mapa convidou o público a olhar as belezas da natureza, a importância da visão nas descobertas do mundo e a colocar os olhos no futuro. Quinta escola a entrar na avenida, a Acadêmicos de Niterói, de Canoas, cantou a história da pimenta, desde a busca da especiaria por navegadores europeus até as propriedades e crenças que existem sobre o produto.

Outra entidade do Vale dos Sinos, a Imperatriz Leopoldense, trouxe para o Porto Seco a cor vermelha como tema, destacando alegorias sobre o coração e a paixão como símbolos identificados com o vermelho. Para finalizar o terceiro dia, a Samba Puro prestou homenagem à Carris, contando a história do transporte público em Porto Alegre desde os bondes até hoje.

Tribos – Antes das escolas do Grupo Intermediário A, quem entrou na passarela foi a tribo Comanches, vencedora em 29 oportunidades da disputa nesta categoria, que apresentou o sonho de Paraguassu. A competição das Tribos é mais antiga, em Porto Alegre, do que a disputa entre as escolas de samba.


Edição de: Vanessa Oppelt Conte