Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

7 de fevereiro de 2012

Exposição Construção do Avesso inaugura quinta-feira

Foto:
Mostra de Nathalia García na Galeria Iberê Camargo
A mostra "Construção do Avesso" é o título da primeira exposição individual da artista plástica Nathalia García, que inaugura quinta-feira, 9, às 19h, na Galeria Iberê Camargo na Usina do Gasômetro. A mostra pode ser vista até 11 de março e consiste em uma instalação montada exclusivamente para o espaço. No centro da galeria, uma coluna composta de 282 tijolos será erguida e suspensa por delicadas linhas de costura que se expandem por todo o espaço expositivo.
Construção do Avesso faz parte de uma série de trabalhos que a artista vem desenvolvendo através da suspensão de diferentes elementos com linha de costura. No caso da coluna suspensa, existe um diálogo direto com o espaço, pois esta será semelhante à coluna que preexiste na galeria e ambas ficarão lado a lado. A diferença entre as colunas é uma das chaves para entender o título da exposição, já que existe uma inversão de situação, em que a coluna original sustenta e a segunda é suspensa.
Nathalia García (1986) é mestranda em Poéticas Visuais no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Em 2008, foi vencedora do Prêmio Salão Jovem Artista do grupo RBS e, em 2010, recebeu o Prêmio Incentivo à Criatividade no 19º Salão de Artes Plásticas Câmara Municipal de Porto Alegre. Entre as principais exposições coletivas estão "Desenho no Plural" (Galeria do Dmae, 2008), "Pequenos Formatos" (Subterrânea, 2008) e "Cartão de Visita" (Galeria Gestual, 2011). Em 2008, teve uma obra publicada na "Lighthouse Wire Magazine", em Ontário, Canadá, e, em 2009, participou da residência artística T.D.U.E.P.U.R.C., em Riozinho/RS, através do programa "Artistas em Disponibilidade" da 7ª Bienal do Mercosul.


Edição de: Vanessa Oppelt Conte