Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

25 de fevereiro de 2012

Desafios e soluções para captação de recursos no setor cultural por Raul Perez


O caminho a trilhar entre a criação e a execução de um projeto é um momento decisivo, principalmente no setor cultural. Guilherme Afif, fundador do Guaimbé Bureau de Cultura, sabe bem disso.
A empresa surgiu da preocupação com a “discrepância entre o baixo nível de conhecimento e interesse por cultura no meio corporativo, e o enorme potencial de produção cultural de um país como o Brasil”. O escritório auxilia produtores, entidades e empresas que têm projetos nas áreas de cultura e esportes a elaborar e executar sua estratégia de captação de recursos e, do outro lado, ajuda as empresas que querem investir nestas áreas a desenvolver e por em prática suas políticas de patrocínio.
Segundo Afif, o processo de captação é complicado atualmente, pois não existem critérios de viabilidade por parte das instâncias públicas na hora de aprová-los. “Hoje o número de projetos culturais cresce desproporcionalmente à capacidade de investimentos”, afirma.
Para ele, a maior dificuldade em captar recursos atualmente se encontra aí. “Uma quantidade excessiva de projetos aprovados no mercado, com pouca ou nenhuma chance de captação, gera dificuldade para o patrocinador em separar o ‘joio do trigo’, e contribui para a concentração dos recursos captados nas mãos de poucos grandes produtores”. Afif também aponta como empecilho para a captação a falta de previsibilidade e critérios claros das esferas públicas na aprovação dos projetos e as verbas concentradas nas mãos de poucos agentes de investimento.
Uma das possíveis saídas para os produtores dentro desse cenário, segundo ele, está na participação de toda equipe envolvida no projeto na captação de recursos. Além disso, é necessário que o projeto se sustente como ideia. “Mesmo quando se utiliza de incentivos fiscais, o projeto precisa responder positivamente à seguinte pergunta: se não existissem incentivos fiscais, esse projeto se sustentaria?”.
Guilherme Afif é um dos especialistas convidados para o curso Jornada de Captação de Recursos, promovido pelo Centro de Estudos de Mídia, Entretenimento e Cultura (Cemec), que acontece entre os dias 12 e 15 de março, em São Paulo.
Para saber mais sobre o curso, clique aqui.
Para ler entrevista completa de Guilherme Afif para Leonardo Brant, clique aqui.