Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

6 de fevereiro de 2012

Álvaro Moreyra

Coordenação do Livro e Literatura


Certamente a Sala ÁlvaroMoreyra, do Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre, deixaria seuhomenageado muito feliz. Dessa forma, Álvaro Maria da Soledade Pinto da FonsecaVelhinho Rodrigues Moreira da Silva, ou apenas Álvaro Moreyra, tem eternizado juntoao seu nome uma de suas grandes paixões, o teatro.
Dramaturgo e admirador daarte cênica, foi ele a fundar um dos primeiros movimentos de renovação do teatrobrasileiro. Era o Teatro de Brinquedo, formado no Rio de Janeiro no ano de1927. Dentro dessa arte, como o apoio do governo da época, organizou aCompanhia Dramática Brasileira e com ela fez diversas temporadas pelo País. Alémde sua atuação marcante nesse cenário, Moreyra dedicava-se antes de tudo para aliteratura. Escreveu poemas, crônicas e textos em prosa, feitos que o levaram aser membro da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira número 21, queantes pertencia a Olegário Mariano.
O escritor nasceu em PortoAlegre, em 1888, filho de João Moreira da Silva, autor de peças de teatro epoeta, e Maria Rita da Fonseca. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1964. No ano de1910, mudou-se para o Rio de Janeiro e lá completou seus estudos formando-se emDireito. Se em sua cidade natal o autor já redigia textos para diversos jornais como oPetit Jornal e o Jornal da Manhã, ao chegar na capital do País seu ladojornalista se ampliou. Foi redator de diversas revistas e folhas importantescomo a Fon-Fon, Bahia Ilustrada, A Hora, Diretrizes e Para Todos. Também criouseu próprio periódico ao lado de Brício de Abreu. A publicação chamava-se DomCasmurro.
A partir de 1942, Moreyra começou ainteressar-se mais pela crônica. O rádio era um lugar perfeito para o escritortrabalhar, já que unia seus textos com sua capacidade de performance na qual sesaía bem. Trabalhou nos rádios Cruzeiro do Sul e Rádio Globo. Participou dosprogramas Conversa em Família e Bom-Dia Amigos.
Paralelamente a todas essa atividades, muitasdelas desempenhadas ao lado de sua esposa Eugenia Moreyra, que mais tarde viriaa falecer (casou-se com Cyla Rosenberg tempos depois), dedicava-se a prosae poesia tendo lançado mais de dezoito livros. Assim, em 1958, recebeu o prêmio do melhor disco de poesia Pregões doRio de Janeiro. Entre as obras do autor, podemos encontrar os livros Degenerada(poesia), de 1909, Caixinha dos três segredos (poesia), 1933, A Cidade Mulher(prosa), 1923, e Tempo perdido (prosa), 1936.