Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

17 de janeiro de 2012

VI Prêmio Joaquim Felizardo será entregue HOJE

A cerimônia de entrega do VI - Prêmio Joaquim Felizardo acontecerá no dia 17 de janeiro, no Teatro Renascença, às 20h. Criado em 2007 pela Secretaria Municipal da Cultura, o Prêmio Joaquim Felizardo homenageia em diversas áreas os artistas, os intelectuais, as iniciativas, a mídia e os mecenas de destacada contribuição para a cultura da cidade. Trata-se de um prêmio dedicado a carreiras, conjuntos de obras, e não a produção em um determinado período, como é o caso, por exemplo, dos prêmios Açorianos de teatro, dança, música, literatura e artes plásticas.

Ao escolher o nome do professor Joaquim Felizardo para designar o prêmio, o secretário Sergius Gonzaga afirma que Secretaria da Cultura de Porto Alegre pretende reconhecer não apenas sua ação pedagógica e cultural na cidade, mas acima de tudo os valores humanistas que nortearam a sua existência. “Entre estes, cabe sublinhar os princípios da amizade, da solidariedade e de um extraordinário humor que o professor derramava cotidianamente sobre a existência. São valores inesquecíveis para quem conviveu com o emérito mestre, fundador dessa secretaria que tem sido tão significativa para Porto Alegre.”

Os premiados são escolhidos por um conselho, formado pelos coordenadores de áreas da SMC (música, teatro, artes plásticas, etc.), mais o próprio secretário. O Conselho do Prêmio Joaquim Felizardo reúne-se três vezes durante o ano, sendo que no primeiro encontro é debatida uma lista de três personalidades para cada área, no segundo são votados dois nomes e no último encontro é decidido por consenso cada homenageado.

Na mesma oportunidade, será entregue  o Prêmio Conselho Municipal de Cultura, distinção especial, votada e aprovada no Conselho Municipal de Cultura, que neste ano de 2012 será entregue à Biblioteca Comunitária do Cristal, pelos serviços relevantes realizados em prol da cultura de nossa cidade. 



Izabel Franco SMC/CMC
96665056