Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

20 de janeiro de 2012

Porto Alegre e Bogotá dialogam sobre convivência cidadã


Foto: Ricardo Giusti / PMPA

Santiago Beracasa falou sobre o projeto Amor por Bogotá 
Para trocar experiências e aprofundar o conhecimento sobre a cultura cidadã e o cuidado com a cidade, foi realizado na manhã de hoje o "Diálogo Porto Alegre e Bogotá: construindo a Constituinte do cotidiano". O prefeito em exercício Mauro Zacher participou do evento, na Câmara Municipal, com o secretário de Governança Local, Cezar Busatto, vereadores e lideranças comunitárias. Na ocasião, o representante da Universidade Nacional da Colômbia, Ivo Santiago Beracasa Villarraga falou sobre a experiência da implantação do projeto Amor por Bogotá.

Segundo Villarraga o processo de transformação da cidade passa necessariamente pela mudança de postura em relação aos espaços públicos e do respeito aos outros. "A troca de um estado ruim, para uma postura cidadã depende da alteração no comportamento das pessoas e da aplicação de sanções para o não cumprimento das regras de boa convivência", afirmou o professor colombiano ao reconhecer o mérito do movimento Eu Curto. Eu Cuido, em Porto Alegre.

Zacher destacou a necessidade de revisão do Código de Posturas de Porto Alegre. "Precisamos promover um amplo debate para construir um documento que contemple a realidade atual, respeitando as individualidades, promovendo o cuidado com a cidade e a postura cidadã e participativa da população da Capital", enfatizou o prefeito em exercício.

A proposta de redigir uma Constituinte do Cotidiano, a ser realizada com base no processo de participação popular da cidade, irá rever o atual código, uma lei de 1975. Para Zacher, "é fundamental garantir o atendimento às regras básicas de convivência urbana e evitar conflitos entre as pessoas".

Texto de: Paula Aguiar
Edição de: Paulo Tomás Velho Cardone