Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

13 de janeiro de 2012

Orquestra Villa-Lobos se apresentará na Paraíba


Grupo apresentará obras de Ary Barroso, Villa-Lobos e Vivaldi, entre outros

Composta por 42 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, a orquestra que leva o nome da instituição viajará até o nordeste do país. Amanhã, 14, o grupo embarca para realizar duas apresentações em João Pessoa (PB), a convite da Secretaria do Desenvolvimento Social da prefeitura da capital paraibana e do Programa de Erradicação do Trabalho Infanti (Peti).

Logo no domingo, 15, a orquestra participará da abertura do Festival de Esportes e Artes com o espetáculo Relicário, já apresentado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em dezembro, mas readaptado em função da viagem em razão do número de participantes e do espaço físico. Além dos integrantes, participaram desta apresentação 200 crianças das oficinas de música oferecidas pela orquestra. O trabalho artístico da orquestra possui o nome de Relicário por ser um objeto que guarda uma peça sagrada, trazendo ao palco relíquias da cultura musical, da religiosidade popular e da vida dos integrantes do projeto.

Destinado aos estudantes locais, na quinta-feira, 19, o grupo apresentará um concerto didático, no qual será feita a apresentação dos instrumentos utilizados. "Será um concerto descritivo", segundo a regente e coordenadora, Cecília Rheingantz Silveira. Os instrumentos serão tocados e, simultaneamente, explicados. Também haverá comentários sobre as obras e seus compositores, a cargo dos próprios alunos. "Como se fosse uma aula sobre o que está sendo apresentado", explica Cecília. Há a previsão de participação de 500 crianças das redes pública e particular da capital paraibana.

Palestra - Aproveitando a passagem por João Pessoa, Cecília fará palestra a educadores musicais sobre o relato de experiência de todo o trabalho com a orquestra ao longo de 20 anos. "Será um momento para dividir a experiência", explica ela. Organizado pela prefeitura nordestina, o encontro tem o intuito de motivar o desenvolvimento em projetos musicais na cidade.

No currículo da orquestra consta a produção de dois CDs - O Trenzinho do Caipira (2002) e Olhos Coloridos (2008) -, além de importantes premiações: Prêmio Artístico Lupicínio Rodrigues, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, troféu de Defesa de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul pela UNESCO/Assembleia Legislativa/Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho; certificação, pelo Ministério da Cultura, com o selo Prêmio Cultura Viva, como iniciativa reconhecida pelo seu caráter inovador e impactante na vida da comunidade; Prêmio Líderes & Vencedores 2009, pela Federasul e Assembleia Legislativa do RS como destaque comunitário; certificação do Prêmio Itaú Unicef 2011. Já foram realizados mais de 900 concertos, para público superior a 220 mil pessoas.




Texto de: Tiago Nequesaurt
Edição de: Paulo Tomás Velho Cardone
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.