Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

20 de janeiro de 2012

A história da leal e valorosa

 Coordenação do Livro e Literatura

Lançado em 2000, o livro Porto Alegre Sitiada mostra um capítulo esquecido da Revolução Farroupilha: o cerco que nossa cidade sofreu durante os anos da Revolução Farroupilha. Com um impecável trabalho de pesquisa, Sérgio da Costa Franco fez um retrato do cotidiano porto-alegrense entre 1836 e 1840 e captou as angústias do povo, que sofria diversas restrições, sem nunca ser dominado pelos farrapos. Tamanha resistência, deu à sede provincial o título honorífico de “leal e valorosa”.
A Editora da Cidade re-editou essa obra tão significante para a história gaúcha e fará seu lançamento na semana de aniversário de Porto Alegre. Mesmo antes de seu relançamento, o interesse sobre essa obra tem sido grande. O nosso ex-Prefeito, José Fogaça, destacou a importância desse livro em sua página pessoal no Facebook nesse domingo.

Leia o comentário do José Fogaça:
PORTO ALEGRE SITIADA - Sérgio da Costa Franco
Por que Porto Alegre tem em sua bandeira a expressão "Leal e valerosa"? Sim, foi D. Pedro II quem atribuiu a Porto Alegre esse qualificativo, que a distinguia como cidade fiel aos desígnios do Império. Dos dez anos da Revolução Farroupilha, nove Porto Alegre conseguiu permanecer imune ao domínio militar dos farrapos, que se estendia por todo o território rio-grandense. Hoje todos celebramos em uníssono o 20 de setembro como data histórica de todos os gaúchos. Porque os valores que esse passado contempla vão além do que é circunstancial. Celebramos honra, lealdade, coragem, amor à terra, luta pela liberdade, apego ao nosso chão, sem que por isso tivéssemos deixado de ter consciência de pátria e nacionalidade. Esses são os valores que ficaram. Esses são os valores que importam. Por isso mesmo é tão interessante conhecer os fatos, aproximar o olhar dos acontecimentos que marcaram esse momento épico do nosso Rio Grande. Um livro para quem sabe olhar a história com isenção. Um livro para quem vê a história como tradição, valor e ensinamento.