Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

23 de janeiro de 2012

Exposição Construção do Avesso na Galeria Iberê Camargo

Exposição "Construção do Avesso", de Nathalia García

"Construção do Avesso" é o título da primeira exposição individual da artista plástica Nathalia García, que inaugura em 9 de fevereiro, às 19 horas, na Galeria Iberê Camargo na Usina do Gasômetro e pode ser vista até 11 de Março. A mostra consiste em uma instalação montada exclusivamente para o espaço. No centro da galeria, uma coluna composta de 282 tijolos será erguida e suspensa por delicadas linhas de costura que se expandem por todo espaço expositivo.

Construção do Avesso faz parte de uma série de trabalhos que a artista vem desenvolvendo através da suspensão de diferentes elementos com linha de costura. No caso da coluna suspensa, existe um diálogo direto com o espaço, pois, esta será semelhante à coluna que preexiste na galeria e ambas ficarão lado a lado. A diferença entre as colunas é uma das chaves para entender o título da exposição, já que existe uma inversão de situação, em que a coluna original sustenta e a segunda é suspensa.

Nathalia García (1986) é mestranda em Poéticas Visuais no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da Ufrgs. Em 2008 foi vencedora do Prêmio Salão Jovem Artista do grupo RBS e em 2010 recebeu o Prêmio Incentivo à Criatividade no 19º Salão de Artes Plásticas Câmara Municipal de Porto Alegre. Entre as suas principais exposições coletivas estão "Desenho no Plural" (Galeria do DMAE, 2008), "Pequenos Formatos" (Subterrânea, 2008) e "Cartão de Visita" (Galeria Gestual, 2011). Em 2008 teve uma obra publicada na "Lighthouse Wire Magazine" em Ontário, Canadá. Em 2009 participou da residência artística T.D.U.E.P.U.R.C. em Riozinho/RS através do programa "Artistas em Disponibilidade" da 7ª Bienal do Mercosul.




Texto de: Paulo Tomás Velho Cardone
Edição de: Paulo Tomás Velho Cardone