Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

12 de janeiro de 2012

Evento comemora 260 anos da colonização açoriana

Porto Alegre e a Ribeira Grande vão assinar protocolo de coperação

A cerimônia de homenagem aos 260 anos da Imigração açoriana em Porto Alegre será realizada na próxima segunda-feira, 16, às 16, na Pinacoteca Aldo Locatelli do Paço Municipal. Na ocasião, para comemorar a data, ocorrerá o lançamento da revista 10ª Ilha Açoriana publicada pelo Instituto Cultural Português e o lançamento do concurso de Cidades Geminadas Porto Alegre - Ribeira Grande (Ilha de São Miguel, Arquipélago dos Açores). O decreto 7987, de 22/06/1982, oficializou as duas cidades como irmãs.

No evento, haverá também a assinatura do protocolo de cooperação. A novidade deste ano é que será realizado o concurso cultural, envolvendo seis escolas municipais das cidades irmanadas, sendo três escolas municipais de Porto Alegre (Neuza Brizola, Mário Quintana e Loureiro da Silva) e outras três da Região dos Açores, das quais uma de Ribeira Grande, uma da freguesia de Rabo de Peixe e outra da freguesia de Maia.

As áreas abordadas no concurso são: história, geografia, artes visuais, literatura, música, dança, teatro e ciências. As crianças de Porto Alegre farão trabalhos nas áreas citadas sobre os Açores e vice-versa, com o intuito de ampliar o conhecimento sobre a respectiva cidade-irmã e, assim, estreitar os laços históricos que unem as duas cidades. Pretende-se premiar as escolas participantes com troféus e realizar uma publicação com o concurso.

A solenidade contará com as participações do prefeito em exercício de Porto Alegre, vereador Mauro Zacher, do presidente do Instituto Cultural Português, Antonio Soares, da vice-cônsul Interina de Portugal, Neusa Boff, e de representante do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.