Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

28 de dezembro de 2011

Revitalização da Azenha prevê centro cultural e obelisco

Foto: Divulgação/PMPA
Intervenções devem ter início no primeiro semestre de 2012
Intervenções devem ter início no primeiro semestre de 2012
A revitalização de um dos bairros mais tradicionais da cidade foi tratada na manhã desta quarta-feira, 28, durante reunião no Gabinete de Planejamento Estratégico (GPE), com as presenças do presidente da Associação dos Empresários da Azenha, Luiz Gustavo Oliveira dos Santos, e do gerente do programa Cresce Porto Alegre, Adel Goldani. No encontro, foram definidas intervenções que devem ter início no primeiro semestre de 2012.

A Praça Princesa Isabel, localizada no cruzamento das avenidas Bento Gonçalves, Princesa Izabel e Azenha, receberá um trabalho de paisagismo, que vai recuperar toda a vegetação, por meio de um termo de compromisso por compensação ambiental, que será executado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), num prazo de 120 dias. Além do paisagismo, o local receberá um obelisco, que marcará a entrada do bairro Azenha.

Centro cultural - Outra iniciativa importante para a comunidade da região é o estudo de um centro cultural, que abrigará uma “indústria criativa”, incubadora de ideias para pequenas empresas, com localização entre as ruas Marcílio Dias e Freitas de Castro, que está sendo desenvolvido por meio de uma parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Para a revitalização das calçadas, foi proposta a assinatura de um termo de compromisso entre a prefeitura e a Associação Nova Azenha. Será criado um novo paisagismo nos canteiros centrais, e estão previstos bolsões de estacionamento para incrementar o comércio da região.

As medidas fazem parte do projeto especial Nova Azenha, que integra o programa Cresce Porto Alegre.