Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

30 de dezembro de 2011

Nota da Prefeitura sobre o lacramento da Usina do Gasômetro

A respeito da liminar que na noite de ontem, 29, determinou o completo lacramento da Usina do Gasômetro, baseada em informação incompleta de que aquele prédio seria utilizado para lançamento de fogos de artifício por ocasião do Reveillon da Usina, a Prefeitura de Porto Alegre afirma que:

1) Em momento algum foi cogitado utilizar o prédio da Usina sem a devida suspensão da presente interdição judicial até que seja obtido o alvará a ser fornecido pelo Corpo de Bombeiros. Esse alvará dependia apenas de acertos finais na instalação de uma bomba hídrica que aumentaria a pressão de água no último andar do prédio.

2) O lançamento de fogos de artifício do Reveillon da Usina ocorrerá desde um ponto localizado no Cais Mauá, seguindo acerto combinado com o Corpo de Bombeiros, respeitando estritamente as normas de segurança para eventos do gênero.

Por outro lado, a Prefeitura de Porto Alegre alerta para o fato de que essa medida judicial não somente impede que se trabalhe no local para concluir as medidas de segurança que, uma vez atendidas, permitiriam aos porto-alegrenses voltar a usufruir daquele espaço cultural como também inviabiliza:

a) a utilização e monitoramento das câmaras de segurança internas e externa
b) o acionamento da iluminação daquele entorno
c) a presença da Guarda Municipal dentro daquele prédio.

A Prefeitura lembra que desta maneira a Usina e todos os equipamentos do seu interior encontram-se vulneráveis à ação de vândalos e eventualmente também de ladrões. No momento a Prefeitura trabalha no sentido de reaver o acesso ao local para retomar os procedimentos que permitam reabrir o local e também reativar aqueles que ampliam a segurança daquele prédio e seu entorno.